terça-feira, 5 de abril de 2011

Lei X Graça ?????????????


Quando dou minhas "andadas" pela internet fico bem preocupada com a visão que as pessoas têm da Lei. Já vi pessoas que não utilizam o "Antigo Testamento" pois o acham desnecessário. Outras usam da "graça" para dar ocasião à carne. Há uma bagunça teológica nisso tudo... Graça e Lei não são contraditórias. A Lei não salva ninguém. A salvação é pela fé (leia-se fidelidade - emunah) em Cristo. Não há outro meio de ser salvo a não ser por Ele!!! Agora, a lei veio nos trazer qualidade de vida! É claro que existem as leis circunstanciais, que foram aquelas estabelecidas para o tempo em que o povo de Israel passou pelo deserto, e também há leis específicas para o povo judeu, como por exemplo a circuncisão. Mas, eu particularmente, vejo a Lei como o Código de conduta de todo cidadão do Reino de D-us. Se a graça veio abolir a Lei, então podemos sair por aí matando, adulterando, levantando falso testemunho contra o próximo e etc... Mas não é o caso! Jesus resumiu todos os mandamentos em 2: Amar a D-us sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos!! Isso abrange tudo. Jesus não veio para abolir a Lei, mas para ampliá-la. Jesus disse: A lei diz para não adulterar, eu porém vos digo, aquele que olhar para uma mulher com intenção adúltera em seu coração, já adulterou com ela. O que é mais pesado? O que a Lei diz ou o que Jesus diz? Não defendo aqui o legalismo da lei. Aquelas coisas que foram adicionadas ao mandamento para protegê-lo. Aliás era isso que Jesus condenava e o próprio Apóstolo Paulo. O legalismo era um fardo pesado!! E hoje em dia, muitas pessoas por aí condenam a Lei, mas impõe jugos pesados sobre seus irmãos. Meu intuito aqui não é defender a Lei ou a Graça. A Lei e a Graça andam juntas!!! Precisamos, com um coração aberto, entender essas coisas. Não devemos ser somente ouvintes da Palavra. Vejo pessoas que usam antigos jargões para defender a graça, sem nunca a terem estudado em profundidade. Devemos ser como os crentes de Beréia, citados em Atos - conferir tudo o que nos dizem com a Palavra de D-us. O Apóstolo Paulo diz em Romanos 7:12: " E assim, a Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom!" . E que "Então, conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... " - Oséias 6:3

2 comentários:

  1. Vou tentar resumir meu entendimento com relação a isso, sabemos que existiam 3 tipos de Lei, que foram divididas em Lei Moral(os 10 Mandamentos), Lei Civil imposta pelo governo de acordo com o contexto histórico e a Lei Cerimonial, e é a esta Lei que você se refere, eu acho.

    A Lei cerimonial foi abolida com a Nova Aliança, um exemplo com relação a isso você encontra da passagem que Paulo diz em Hebreus 8:13 "Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer", em Jeremias 31:31 vemos também um anúncio feito com relação a Nova Aliança que seria feita por Deus, "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".

    E esta Nova Aliança seria feita a partir da morte de Jesus,
    quando em Mateus 5:17-18 Jesus afirma que não veio revogar a Lei e sim cumpri-la confirma que a Nova Aliança entraria em vigor a partir do momento que Ele morresse, Paulo afirma em Hebreus 9:16-17 “Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador”, em Mateus 26:28 vemos Jesus nos mostrando isso também quando disse “porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.”

    Em Hebreus 7:18-19 vemos “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade, (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus”, em Gálatas 3:24-26 “Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,” sendo assim antes éramos justificados pela fé e a Lei era a nossa tutora mas hoje somos justificados pela fé em cristo Jesus.
    Entendo que essa Lei foi abolida, a Lei Cerimonial, apenas ela, senão ainda hoje teríamos que levar ofertas de animais ao tabernáculo para serem sacrificadas pelo sacerdote e por ai vai, não vou me aprofundar mais porque este comentário já ficou meio grande rs... Mas acho que consegui me fazer entender...
    Que a Paz de Deus esteja com todos!

    ResponderExcluir
  2. NUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, E DESSE JEITOOOOOOOOOOO POVO DE DEUS DISPERTA .

    ResponderExcluir