terça-feira, 26 de abril de 2011

Em busca de sentido...


Estou terminando de ler um livro que estou amando e recomendo - "Em busca de sentido" - de Viktor Frankl. Um pequeno parêntesis para apresentá-lo (Viktor Emile Frankl (1905-1997), foi o fundador da Logoterapia ou Terceira Escola Vienense de Psicoterapia (as duas primeiras são a Psicoanálise de Sigmund Freud e a Psicologia Individual de Alfred Adler), e Catedrático de Neurologia e Psiquiatria da Universidade de Viena, foi também professor de Logoterapia na Universidade Internacional da Califórnia. Completou sua formação humanística, depois da II Guerra Mundial – na qual foi prisioneiro de vários campos de concentração – com um doutorado em Filosofia que culminou com sua tese entitulada "A presença ignorada de Deus". Escreveu cerca de 30 livros. O mais conhecido é o que relata a sua experiência vital, o qual entitulou "Um psicólogo no campo de concentração", e que em nosso meio foi publicado como "Em busca de sentido")
Bom, lendo este livro mais uma vez, reafirmei a importância de termos um sentido, um alvo para vivermos por ele.Quem perde seu foco, perde sua razão de viver!! As pessoas precisam se prender a algo que as motive a continuarem sua caminhada! Tendo isso em mente, conseguimos entender  o que Paulo fala em Filipenses 1:21 - " O viver é Cristo, e o morrer é lucro!" A razão da vida de Paulo era o Senhor Jesus!! Que tesouro ele achou!!! Qual tem sido a motivação de nossa vida? Tantas pessoas se agarram a um objetivo de emprego, ou a pessoa amada... mas não podemos nos esquecer que nossa maior motivação é o Senhor!! Nossa vida é Dele, e para Ele tudo o que fazemos, dizemos, pensamos! Nossa razão é Ele!! Quando nos perdemos desse alvo, tudo passa a não fazer mais sentido... buscamos.. buscamos.. e nada encontramos. Daí um dos motivos de tantas pessoas desistirem da vida, afinal ela já não faz sentido!! Quando nossa motivação é o Senhor, tudo mais se encaixa, faz sentido! Em seu relato, Viktor Frankl notou que as pessoas que conseguiram sobreviver ao traumático campo de concentração foram aquelas que tinham um motivo para continuarem vivas. Àquelas que não se entregaram a falta de perspectiva da vida futura!! Que cada um de nós possa realmente ter nossa vida firmada na Rocha - que é Cristo! Vêm Dele toda nossa motivação. Que Ele mesmo nos ajude nessa nossa caminhada!!
Um beijo no coração de vocês!!
Claudia

2 comentários:

  1. Legal... muito chique o texto.

    Há mais de um ano escrevi um texto sobre sentido, este é um ponto vertiginoso da existência humana e precisa ser tratado claramente: http://pensarigor.blogspot.com/2010/01/vida-tem-sentido.html

    ResponderExcluir