sexta-feira, 25 de março de 2011

Reconstruir!



Como aprendemos com catástrofes... vendo o Japão já tentando começar a se reconstruir, quando deveria ainda estar no tempo de lamentação, além de inspirador é admirável!! É um povo que sabe se reconstruir... 
Vejo que assim como esse povo, nós também precisamos nos reconstruir. São tantas coisas que acontecem em nossas vidas que trazem necessidade de reconstrução. Ano passado meu pai enfrentou em câncer.. desde então venho acompanhando e participando de sua luta diária para se reconstruir a cada dia. É uma luta  se acostumar a nova realidade. É uma reconstrução!!! Situações que ele nunca imaginava passar por elas, tem sido rotina em sua vida. Tenho acompanhado também a reconstrução de algumas pessoas queridas que precisam se acostumar a uma nova realidade desde que seus relacionamentos foram partidos. Fernando Pessoa escreveu Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a idéia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. E foi exatamente isso que aconteceu nesses relacionamentos partidos. Devemos reconstruir a imagem que criamos do outro e deixá-lo se mostrar a nós, quer gostemos ou não. Em suma dar a chance ao outro de ser ele mesmo. Mas concordo que é um processo bem doloroso, quando conseguimos enxergar que aquele que foi alvo de nosso amor por tanto tempo é outra pessoa... que reconstrução difícil! Talvez não para o outro mas para a própria pessoa, que num primeiro momento se sente enganada e ferida - mas por ela mesma. Tantas outras vezes, depois de passar por um processo difícil, uma grande decepção também precisemos nos reconstruir espiritualmente. Desconstruir velhos conceitos para construir novos. Não é fácil, é verdade. Abrir mão de nossas verdades não é um processo muito fácil. Somos tão cheios dessa "verdade", daquilo que cremos, que em prol disso resolvemos partir relacionamentos... afinal é complicado nos misturarmos com pessoas que não pensam como nós. E se o fazemos não é por amor, mas sim numa tentativa de convencer o outro de que EU tenho a "verdade", a razão. Mas nos esquecemos que o nosso Mestre Jesus disse que aquele que quer segui-Lo deve NEGAR-SE ... tarefinha difícil essa... não queremos abrir mão de nossas "verdades" - conceitos e preconceitos, não queremos abrir mão de nós mesmos. Esse desapego é realmente complicado! Principalmente se isso tudo for em nome do amor ao próximo, da comunhão! Enfim, são tantas as situações que nos levam a uma reconstrução. E isso , sem dúvida, exige uma grande disposição ao invés lamentação!
Que possamos estar dispostos a nos reconstruir, toda vez que se fizer necessário. Talvez várias vezes... mas com certeza essa reconstrução nos fará melhores... com maior disposição de amar "apesar de...", nos fará mais gente!
Tenham um ótimo fim de semana!!
Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário