quarta-feira, 2 de março de 2011

A arte de dizer NÃO

Depois de uma experiência ruim pelo simples fato de eu não ter dito NÃO, me fez pensar sobre a hora certa de dizer não!!! Muitas vezes somos impelidos a viver de SIM... Achamos que se dissermos sempre sim estaremos bem com todos... menos com nós mesmos. Quantas vezes nos forçamos a dizer sim a coisas que não queremos, quando acreditamos que um não seria mais adequado? Quantas vezes passamos por cima de nós mesmos para não desagradarmos os outros com um não? Tenho chegado a conclusão que um não sincero vale mais que um sim falso. Concordar com tudo nem sempre é sinônimo de disponibilidade e amor. Quem é amigo de verdade saberá entender um não dito na hora certa, e possivelmente irá nos agradecer mais tarde... quantas vezes violentamos nossa vontade fazendo coisas para agradar aos outros, quando nem acreditamos naquilo que estamos fazendo? Devemos ter equilíbrio e sabedoria para dizer não e sim na hora certa! Dizer agora não, não estou a fim, estou indisposto no momento, acho que não deveria ser dessa maneira, pode ficar pra outra hora agora não posso... são palavras que ditas na hora certa farão bem a nós e aos outros. O primeiro não é o mais difícil de ser dito, pois geralmente vem acompanhado de sentimento de culpa. Mas quando descobrimos que o monstro não é tão feio, os demais virão de forma mais natural. Não quero dizer com isso que devemos sempre dizer não, pois nos tornaríamos egoístas. Há momentos em que mesmo desejando dizer um não, devemos dizer um sim ao outro. Achar esse equilíbrio não é fácil!! Mas se conseguirmos aprender a dizer sim e não na hora certa, estaremos fazendo um bem a nós e aqueles que nos cercam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário