sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Por que pratico karatê???

Amigos, estou praticando um esporte, se é que se pode chamar o karatê de esporte, que estou gostando muito, por vários motivos.. disciplina, força de vontade, bem-estar e muitos outros... Pedi ao Sensei Paulo para escrever alguma coisa sobre como ele vê o karatê, e estou aqui a compartilhar o texto dele. Espero que gostem e vamos praticar karatê!!!


cartaz bushinkan.jpg
Tenho vivido muito tempo, em prol de um esporte que me trouxe disciplina, autoconhecimento, força e resistência.

A vida se tornou mais fácil quando aprendi a treinar e a lutar, a amar o karate como um todo,
é um esforço repetitivo, uma sequencia, outra sequencia nada tão lógico e simplesmente praticamente não aplicável na vida atual.


Mas porque ao treinar, ao suar repetindo movimentos, me sinto tão completo? Porque neste momento isolo meus pensamentos de toda minha vida?

Penso que por me disciplinar para superar dores físicas acabo me esquecendo do que me aflige, do que me faz pensar, sofrer, me livro de mim mesmo e ate da minha própria existência.

É incrível como se torna meu mundo, como tenho praticamente controle das coisas que faço como é gostoso ver olhos me observando, é bom me sentir também no topo de minha vida.
Às vezes penso e sinto que perco a consciência, que realmente me desencontro, como se já não fosse eu a habitar este corpo.

Cada movimento soa como música, a busca da perfeição em cada um, a busca de encontrar o ritmo certo e preciso, saber onde usar força e onde não usar.


Me contenho e contemplar este momento, ouvir o que normalmente não ouvimos sentir o que raramente sentimos, e depois de uma vida, como muitas outras, sofridas por seus sofrimentos opcionais, me vejo 100% em mim, 100% focado, sem qualquer dispersão de sentidos e onde mais encontraria certeza e firmeza ate nos erros que cometemos o que temos a chance de consertar de imediato?

A disciplina do treinamento nos ensina a seguir em frente, repetir e repetir e abrir a mente. Cada segundos e torna filosofia quando me pergunto por que estou me expondo a exercícios, porque estou me expondo a dores vindas desses esforços? Psicologicamente me preparo para momentos que viverei fora desse mundo que eu mesmo formei, aprendo a ser mais meticuloso, disciplinado, respeitoso, aprendo a seguir em frente e me tornar melhor, me esforçar para a formação do caráter, me esforça para ser melhor e quando lá na frente por acaso me perguntarem poderei dizer que o karate para mim é minha própria alma refletida em meus movimentos, resultado de minhas insistentes tentativas de ser alguém melhor, dentro e fora do Karate, então acho que nem preciso dizer que não é somente um esporte, mas minha forma e escolha de vida.


--
Sensei Paulo Sérgio
Associação Bushinkan/ Academia Guerreiros de Karate
Diretor Técnico e Técnico da Seleção FKEO
kaiodigo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário